BENVINDO AO MEU BLOG

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

DE CEM A SEM

Uma história baseada numa lenda de um rico mercador, em tempos idos, na cidade do Porto.
Ele tinha um castelo e uma frota de barcos que viajavam até às Indias e ao Brasil.
Escrito em verso, o livro conta como Pedro Cem era rico, avarento e como de repente tudo perdeu, passando de Pedro Cem a Pedro Sem.
Sem dinheiro, sem barcos, sem casas e sem prestígio. Viu-se assim na rua a pedir esmola e a dizer "Dai alguma coisa ao Pedro Cem que teve muito e agora já não tem".
Este livro leva-nos a reflectir que a vida pode dar-nos ou tirar-nos muitas coisas materiais, e nunca devemos pensar que tudo é definitivo, nem esquecermo-nos das necessidades e sentimentos dos outros.
Este livro tem um mapa com a localização da Torre de Pedro Cem, na cidade do Porto.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

GRANDES HISTÓRIAS DA HISTÓRIA

Cada dia do ano tem uma história para contar.

NERO INCENDEIA ROMA

Os actos abomináveis deste imperador atingiram o seu auge no ano 64 d.C., quando deu ordem aos soldados para atearem fogo a Roma, originando um incêndio que iria durar sete dias e sete noites.

A HISTÓRIA DE MATA HARI

Fuzilada por um pelotão francês na sequência de ter sido acusadade espionagem, Margaretha Zella era filha de um holandeses mas, ao iniciar a sua carreira de bailarina de cabaré em Paris, "rebaptizou-se" como Mata Hari (palavra malaia que significa "olho do dia") e criou uma nova identidade em que, supostamente, era filha de uma bailarina indiana que servira a deusa Xiva.

NASCE O PAI DOS CONTOS DE FADAS

Jacob Grimm, o mais velho de seis irmãos, deixou-nos a maior antologia de contos de fadas alguma vez reunidas, onde se inclui o bestseller "Branca de Neve e os Sete Anões". No entanto, quase ninguém sabe que Grimm dominava sete línguas e foi secretário do Ministério da Guerra, bibliotecário particular de um rei e professor em Berlim.